Vendas pela internet: como acertar na estratégia de frete para loja virtual?

As vendas pela internet no Brasil vivem o seu melhor momento. De acordo com dados da Neotrust, foram realizadas cerca de 78,5 milhões de compras online no primeiro trimestre de 2021, aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. Esse montante resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões, o que representa uma alta expressiva de 72,2% na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

Tais dados exemplificam como o e-commerce brasileiro passa por um profundo processo de transformação que exigirá não só a expansão da estrutura para o comércio eletrônico, como também a necessidade de adaptação e modernização do varejo físico.

Nesse contexto, plataformas como a Dooca trazem facilidade e agilidade para quem vende online. Além disso, a gestão logística tem papel fundamental para ajudar o e-commerce a crescer de maneira consistente e oferecer uma experiência de compra ao consumidor tão simples quanto a que ele encontra em lojas físicas.

Mas, o que é necessário para criar uma boa estratégia de frete e aumentar as vendas pela internet? Quais são os termos mais comuns da área que todo novo lojista deve conhecer? Descubra as respostas a partir de agora!

Vendas pela internet: o que você precisa saber sobre frete?

O valor do frete é um assunto muito importante para quem realiza ou pretende realizar vendas pela internet. Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Moosend, o preço do frete é responsável por 60% das desistências de compras em lojas virtuais, sendo apontado como o principal fator que leva ao abandono de carrinho. Além desse custo, um prazo de entrega maior do que o esperado também leva muitos consumidores a desistirem de fechar um pedido.

Dessa maneira, contar com opções de frete barato e ágil são fatores essenciais para diminuir as desistências e aumentar as vendas pela internet. O que precisa ser considerado nesse momento? Entenda aspectos importantes.

Modalidades de frete mais comuns nas vendas pela internet

Quando falamos de e-commerce, é importante que o lojista ofereça opções de entrega ao cliente, tanto as que priorizam o valor mais barato quanto aquelas que possibilitam uma entrega mais ágil. É o que chamamos de frete econômico e frete expresso.

? Frete econômico: é a modalidade de frete mais popular nas vendas pela internet. Nesse tipo de entrega, os envios têm o custo mais barato porém demoram um pouco mais para chegar ao destinatário. Os serviços de frete econômico são o carro chefe das transportadoras para e-commerce.

? Frete expresso: nessa modalidade de frete, a prioridade é a entrega rápida – mesmo que isso custe um pouco mais caro. É inteligente que o lojista inclua opções de entrega expressa e sua estratégia de frete, pois muitos clientes não se importam de pagar um pouco a mais pela entrega, desde que recebam os produtos no menor tempo possível.

Cálculo do frete: quais fatores são levados em consideração?

Para se chegar ao cálculo final do frete, muitos tópicos são considerados. Na conta entram fatores como endereço de postagem e endereço de entrega, peso da embalagem, dimensões e modalidade de envio (econômico ou expresso, por exemplo)

Se o pacote postado não estiver em uma embalagem tradicional (a boa e velha caixa), pode ser que haja uma taxa extra de envio. O mesmo pode acontecer quando a embalagem ultrapassa o peso ou as dimensões máximas aceitas pelas transportadoras.

Também há um fator chamado cubagem. Já ouviu falar? Trata-se de um cálculo que busca encontrar o peso cúbico de uma embalagem, ou seja, o volume de espaço ocupado em relação ao peso. A fórmula para calcular a cubagem é:

Onde temos: 

C = Comprimento (em cm)

L = Largura (em cm)

A = Altura (em cm)

Fator de cubagem = número que varia de acordo com a transportadora*

* 6.000 é valor do fator de cubagem recomendado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). Jadlog, LATAM Cargo e os Correios, por exemplo, adotam esse parâmetro.

Por que as transportadoras calculam a cubagem? O principal motivo é que elas precisam saber quanto espaço a encomenda ocupará no veículo de transporte. É importante dizer que algumas companhias isentam o pagamento de cubagem para pacotes com até certo peso cúbico. Nesses casos, o que prevalece é o cálculo do frete com base no peso real. Consulte a transportadora para entender sobre suas políticas em relação à cubagem.

? O que aprendemos desses conceitos? Embalar suas encomendas em caixas, se atentar às dimensões máximas permitidas e não usar embalagens maiores do que o necessário são fatores que impactam no valor do frete e podem reduzir o custo do envio.

Estratégias de frete para e-commerce: como aumentar as vendas pela internet?

Acima, você entendeu quais são as principais modalidades de frete para e-commerce e como as transportadoras calculam o valor do envio. Agora vamos falar sobre quais estratégias de frete podem ser adotadas para turbinar as vendas na sua loja virtual.

Campanha de frete promocional

Uma campanha de frete promocional tem como objetivo oferecer desconto no valor do frete para atrair os consumidores. Esse tipo de campanha tem tempo limitado e é importante que o lojista respeite esse tempo, até mesmo para despertar o gatilho da escassez no público consumidor.

Você pode criar uma promoção que oferece frete pela metade do preço para determinadas regiões, por exemplo. Ou pode estudar quais são os produtos do seu estoque que estão tendo menos procura e tentar vendê-los dando desconto no valor do frete.

Campanha de frete grátis

Frete grátis é um dos maiores atrativos que uma loja virtual pode oferecer para turbinar as vendas pela internet. No entanto, é uma estratégia que deve ser usada com cautela. Antes de mais nada, o lojista precisa fazer as contas e verificar se tem condições de oferecer a gratuidade de frete sem comprometer a saúde financeira do negócio.

Uma boa estratégia nesse aspecto é fazer o cálculo para descobrir qual é o ticket médio dos clientes na sua loja virtual e oferecer gratuidade na entrega para quem realizar compras acima desse valor. Outra ação bastante usada é reservar a estratégia de frete grátis para datas especiais – o que pode ajudar a atrair consumidores para a sua loja em momentos onde a concorrência é mais acirrada.

Campanha de frete fixo

Descobrir o ticket médio do seu negócio também pode ser útil para a implementação de outra estratégia de vendas pela internet bastante comum: uma campanha de frete fixo. Esse tipo de ação é mais usada para entregas regionais, pois o lojista consegue ter uma previsibilidade maior em relação ao custo do frete – o que o ajudará a definir um valor fixo que não lhe traga prejuízos e que ao mesmo tempo seja vantajoso para o cliente.
    Mas como o lojista pode ter maior praticidade e economia na hora de fazer a gestão de frete de seu negócio? Felizmente, há soluções gratuitas como a plataforma do Melhor Envio. 

Como simplificar a gestão de frete da minha loja virtual?

O dia a dia de um lojista não é fácil. Conferir pedidos, trabalhar o marketing de seu negócio, cuidar das redes sociais, controlar estoque, monitorar as vendas pela internet… são muitas as tarefas. É por isso que, quanto mais ferramentas para simplificar esse processo ele tiver, melhor. Neste sentido, para baratear a gestão de frete de seu e-commerce, ele precisa conhecer o Melhor Envio.

? Melhor Envio é uma plataforma gratuita de cotação e contratação de etiquetas de fretes. Por meio da ferramenta, é possível pesquisar e contratar fretes para e-commerce com diversas transportadoras, inclusive os Correios.

O que torna o Melhor Envio simples é a calculadora de fretes, uma ferramenta que automatiza todos os processos de cálculo de frete descritos neste artigo. Basta preencher alguns dados como CEP de origem, CEP de destino e dimensões da embalagem e pronto! O lojista receberá em segundos diversas opções de frete expresso e econômico para o trecho pesquisado.

Veja só como é a interface da calculadora de frete do Melhor Envio. Repare que é possível realizar uma cotação por vez ou fazer várias pesquisas de uma vez só, selecionando a opção “Calcular várias” no topo da calculadora:

Após preencher os dados, o lojista receberá opções de frete de todas as transportadoras parceiras da plataforma que atendem o trecho pesquisado. Observe que é possível optar por fretes mais baratos ou fretes mais rápidos, dependendo das necessidades do cliente. Olha só:

Muito além da calculadora de fretes

A calculadora de fretes do Melhor Envio não só simplifica a gestão logística de pequenos e médios negócios, como também ajuda o lojista a economizar. Na própria ferramenta é indicado o quanto o empreendedor está economizando ao contratar aquele frete pela plataforma. 

? Mas como o Melhor Envio consegue oferecer frete mais barato? A resposta é simples: milhares de lojistas usam a plataforma. Ao negociar fretes em grandes quantidades junto às transportadoras, a plataforma consegue descontos nos contratos e repassa parte dessa economia aos lojistas.

É importante mencionar que o Melhor Envio é uma ferramenta completa que vai além da calculadora de fretes. Usando a solução, é possível organizar suas vendas pela internet, participar do programa de afiliados (indicando pessoas e ganhando comissões) e fazer o rastreio de suas encomendas em um painel centralizado, o Melhor Rastreio. Tudo isso gratuitamente e sem número mínimo de envios!

Você ainda pode integrar o Melhor Envio com dezenas de Hubs, ERPs, marketplaces e plataformas de e-commerce – inclusive com a Dooca, deixando a gestão de entregas da sua loja virtual ainda mais simples e ágil.

Viu só quantas vantagens? Cadastre-se gratuitamente no Melhor Envio, tenha acesso à calculadora de fretes e comece hoje mesmo a economizar nos envios e a simplificar a gestão logística da sua loja virtual!

Este artigo foi escrito por:
Paulo Henrique Dias
Redator | Melhor Envio