7 dicas de gestão para a Black Friday da sua loja virtual

Assim como em uma loja física, as lojas virtuais também precisam de muita atenção, organização e cuidados rotineiros. A gestão de uma loja virtual engloba diversas frentes, como finanças, logística e marketing.

Engana-se quem pensa que para ter um e-commerce basta apenas criar um site, cadastrar os produtos e sair vendendo. Se você está buscando um modelo de negócio seguro e que possa render boas vendas, é necessário gerenciar sua loja virtual com muita dedicação, para que ela continue funcionando a todo vapor.

Ao realizar a gestão do seu negócio da maneira correta, os consumidores aproveitam uma melhor experiência de compra e sua loja consegue se destacar em relação à concorrência.

São muitos os processos envolvidos, como a venda e envio de produtos, a comunicação e a navegação dos clientes.

E mesmo que sejam muitas as oportunidades de mercado dentro do comércio eletrônico, se você quiser obter lucro durante a Black Friday e demais eventos do ano, será necessário administrar sua loja virtual da maneira correta.

Então, agora que você já conhece a importância da gestão da sua loja virtual durante a Black Friday, chegou a hora de conhecer 7 dicas para facilitar o seu trabalho.

Confira!

Manter a organização

Uma loja virtual de sucesso requer organização e controle sobre seus processos. É preciso gerenciar o estoque, os pedidos, as vendas e as entregas, tudo isso para garantir que toda a engrenagem do seu negócio funcione.

É muito mais difícil lucrar sem ter um negócio organizado, com a tendência de perda de dinheiro ou até mesmo a falência, inclusive.

Monitorar os resultados

Quando falamos em resultados, não estamos citando apenas as vendas. Há outros números importantes que devem ser considerados para deixar sua loja virtual ainda mais qualificada.

O número de visitas e suas durações, as páginas mais visitadas e os termos no topo das buscas também são dados a serem analisados.

Conhecendo essas informações, fica mais fácil otimizar o seu negócio, conquistando resultados ainda mais positivos.

Cuidar das finanças

Um bom planejamento financeiro resulta em lucro. Pode parecer óbvio, mas isso nem sempre é levado em consideração pelos lojistas.

Aliás, muitos pensam que vender produtos mais caros é sinônimo de ganhar mais dinheiro. Isso nem sempre acontece, já que muitas vezes vender uma quantidade maior de produtos mais baratos pode trazer um lucro ainda maior.

Então faça as contas e encontre a melhor solução para a saúde financeira do seu negócio.

Ah, e você ainda pode contar com um sistema ERP junto à sua loja na Dooca para ter um controle ainda melhor das suas operações.

Usar as avaliações a seu favor

As críticas, sejam elas positivas ou negativas, fazem parte da rotina dos lojistas. Portanto, é preciso aprender a conviver com elas, e usá-las para otimizar o seu negócio.

Seus clientes vão avaliar a qualidade dos seus produtos, o atendimento, a entrega e inúmeros outros aspectos da sua loja virtual. Considere todas as opiniões e aproveite para deixar o seu negócio ainda melhor.

E quando as críticas forem positivas, aproveite para destacá-las em seu site, assim você pode acabar influenciando outros visitantes a comprarem de você.

Contar com fornecedores confiáveis

Independente de criar seus próprios produtos, em alguma etapa do seu negócio você deve precisar de um fornecedor, como ao comprar as caixas para enviar suas vendas.

Sabendo disso, tenha fornecedores confiáveis para que sua Black Friday seja a melhor possível, sem imprevistos ou problemas durante o evento.

Então, com antecedência, negocie com seus fornecedores e deixe tudo pronto para a Black Friday.

Além de conseguir melhores prazos, é possível contar com preços ainda mais atrativos. No ramo do e-commerce, assim como nos demais, antecipação rende ótimos resultados.

Gerenciar os pedidos, o envio e a logística

Uma tarefa muito importante para as lojas virtuais durante a Black Friday é a gestão dos pedidos. É necessário contar com uma plataforma que garanta uma visualização organizada das informações sobre os pedidos.

Assim você pode monitorar tudo que está acontecendo na sua loja a cada dia em um único lugar. E, caso ocorra algum problema no meio do caminho, é possível corrigir a tempo, sem deixar para a última hora.

Divulgar o seu negócio

Esqueça as pessoas gritando nas ruas, os carros de som, os panfletos e os vendedores com microfones na frente das lojas. No e-commerce existem maneiras mais eficazes de anunciar suas ofertas, e isso pode ser o diferencial da sua loja durante a Black Friday.

Uma estratégia de divulgação bem definida pode dar maior visibilidade ao seu e-commerce e atrair ainda mais pessoas.

E, para isso, será necessário investir em marketing. Confira, a seguir, alguns materiais sobre o assunto que já compartilhamos com vocês aqui no Blog da Dooca:

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