Black Friday 2022: 7 dicas para preparar sua loja virtual

O e-commerce brasileiro faturou mais de R$7,5 bilhões em 2021, com um ticket médio de R$654,06. Esses dados são da Neotrust, e não deixam dúvidas quanto ao sucesso desse mercado no último ano.

E a Black Friday de 2022, que ocorre em 25 de novembro, também promete entregar ótimos resultados para quem souber aproveitar. A intenção de compra, por exemplo, está em 50%, segundo a pesquisa “Black Friday 2022: termômetro de consumo”, da Globo.

E um detalhe muito importante é que estamos em ano de Copa do Mundo, e isso será um fator determinante nos resultados dos lojistas. Com início em 20 de novembro, a Copa do Mundo está ligada diretamente à Black Friday. Então, para quem quiser vender ainda mais, uma dica é adiantar suas promoções e condições especiais para a data.

E mesmo que pareça um evento muito distante, quando falamos em e-commerce, esse assunto pode ser considerado muito atual.

Se você quer ter uma Black Friday de sucesso em 2022, é importante estar preparado desde já, pois essa é uma data que promete ótimos resultados para os lojistas.

Então, confira 7 ações importantes para deixar sua loja virtual pronta para a Black Friday deste ano!

Planeje

Planejar suas ações sempre é uma boa estratégia. Para a Black Friday 2022, o planejamento das suas estratégias pode fazer uma grande diferença nos seus resultados.

Para não chegar no último momento sem ter nada definido, faça algumas definições com antecedência, como:

1) Qual seu objetivo na Black Friday?

Você quer zerar seu estoque, aumentar o ticket médio ou fidelizar seus clientes?

Responda esta pergunta antes de qualquer coisa, pois ela é o ponto de partida do seu trabalho para o evento.

2) Quais serão suas promoções?

Já definiu quais serão as condições especiais para seus clientes?

Sua loja vai oferecer frete grátis, desconto progressivo ou cupons de desconto? Ou tudo isso?

Essa é mais uma questão importante para começar com o pé direito.

3) Quais produtos serão ofertados com condições especiais?

Ao definir isso, toda sua estratégia pode ser adaptada para valorizar esses produtos, desde suas campanhas de marketing até as publicações em redes sociais.

4) Qual será seu orçamento para a divulgação das suas ofertas?

Black Friday também é investimento. Se você quiser vender muito, uma hora ou outra deverá abrir a carteira para divulgar os seus produtos. Isso não significa que é necessário investir milhares de reais logo de cara, você deve gastar apenas o que puder, algo dentro da sua realidade financeira.

Com essas primeiras definições, o norte da sua Black Friday já estará traçado. É o primeiro passo para alcançar o sucesso nas vendas!

Defina seu público alvo

Um dos grandes segredos das vendas é conhecer o seu público-alvo. Se você sabe para quem vender, já é um grande diferencial em relação à concorrência.

Aliás, ao conhecer melhor quem tem mais chances de comprar de você, é possível estruturar toda a sua campanha de marketing em cima disso, poupando tempo e dinheiro para investir em outros processos do seu negócio.

É importante pensar e analisar sobre as pessoas que você quer alcançar com o seu negócio, pois isso irá guiar suas estratégias para o sucesso nas vendas.

Estruture suas promoções

Black Friday é sinônimo de promoção, não concorda?

Então, mais do que tudo, é o momento de definir, com muita calma, o que sua loja irá oferecer com condições especiais neste ano.

Tem algum produto que não sai muito e você tem um grande estoque sobrando? É o momento certo para baixar o preço.

Quer apostar no frete grátis? Determine um valor mínimo de compra para isso e veja como isso pode fazer diferença no total de compras convertidas.

Seus clientes costumam fazer grandes compras? Opte pelo desconto progressivo.

São diversas possibilidades, então defina isso o quanto antes para chegar na Black Friday de 2022 com tudo pronto.

Personalize sua loja virtual

A Black Friday não vai vender seus produtos sozinha!

É essencial ter uma loja virtual com um visual adequado para a ocasião. E quando falo em adequado, estou falando em utilizar cores mais escuras na sua loja, de preferência o preto.

Isso faz, sim, muita diferença para o consumidor final, que ao entrar no seu site, entenderá logo de cara que o seu negócio está adaptado para o evento, ou seja, as promoções já estão disponíveis.

Então, não esqueça de mudar os banners da sua loja, as imagens dos produtos, assim como todo o visual da estrutura do seu site. Ah, e se possível, use seu logo da mesma forma, assim você aproveita a data ao máximo com as ferramentas que tem à disposição.

E se você quer saber mais sobre dicas de visual e o processo de mudança de visual do seu site, dê uma conferida na live gratuita especial sobre o tema, que ocorreu no dia 15 de setembro. Não esqueça de deixar o like e se inscrever no nosso canal do YouTube para não perder nossas próximas lives de Black Friday, combinado?

Ofereça um bom atendimento

Essa pode até parecer uma dica um tanto óbvia, mas acredite em mim quando digo que muitos lojistas não dão a devida atenção ao atendimento ao cliente.

As pessoas gostam de ser bem atendidas, e isso não é diferente em eventos especiais, como a Black Friday.

Portanto, trate os visitantes da sua loja, os seguidores das suas redes sociais e seus clientes com respeito e tire todas suas dúvidas, assim fica muito mais fácil de fidelizá-los e você não corre o risco de sofrer com reclamações e avaliações negativas.

Prepare seu estoque

Se você quer vender muito na Black Friday, será necessário estar prevenido. O estoque, por exemplo, deverá ser compatível (ou maior) do que o número de pedidos projetados.

Garanta que seu estoque será suficiente com antecedência, afinal, ninguém quer perder tempo na Black Friday resolvendo problemas como a falta de produtos.

E podemos imaginar um cenário muito negativo para o seu negócio caso falte estoque para entregar os seus pedidos após a Black Friday.

Então, não corra o risco de manchar o nome da sua loja, este é um momento para conquistar o público, e não perdê-lo.

Divulgue suas ações

A chance de se dar bem nas vendas sem usar as redes sociais é muito pequena.

Além de serem ótimos canais para melhorar o relacionamento com o público, as redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter são ambientes mais propícios para a divulgação das suas promoções.

Na Black Friday, você poderá explorar o potencial dessas ferramentas para mostrar ao mundo tudo que você preparou.

Então, divulgue o seu negócio!

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